sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Profª lLdenia Alves do Nascimento - 5 º Ano B - 8 alunos



Os OBJETOS DE APRENDIZAGEM são ferramentas pedagógicas que tem como objetivo melhorar o ensino, as aulas; aperfeiçoando o trabalho docente, facilitando o ensino-aprendizagem, favorecendo igualmente o papel do estudante para aprender, pensar, investigar e solucionar problemas.
Ao aplicar o OA Viagem Espacial - Alfabetização com meus alunos de 5º Ano tive facilidades e dificuldades. Uma das facilidades foi o material visual. Partindo desse visual o aluno consegue asssociar o desenho ao que o objeto pede. O que mais gostei foi do interesse de realizar as atividades, apesar da dificuldade da língua portuguesa. A dificuldade foi em aplicar pois tive que intervir várias vezes para interpretar o que dizia o exercício.
Com certeza percebi que o OA é uma ferramenta pedagógica de muito valor para todos que a ele tem acesso, porque a partir dos OA's o aluno investiga e começa a construção dos seus proprios conhecimentos.
Meus alunos são surdos e assim vi que é possível aplicar os OA's como um poderoso suporte de aprendizagem, sendo necessário apenas observar a fase do aluno para explorar suas aprendizagem.
Enfim percebo que os objetos de aprendizagem são atividades enriquecidas quando compartilhadas entre aluno e professor como um trabalho de troca de experiência mútua e contextualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário