sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Profª Isabel Cristina Fernandes Ribeiro - 3º Ano C - 9 alunos









OBJETOS DE APRENDIZAGEM - ANALISE

Entrei em contato com trÊs Objetos de Aprendizagem (OA): Alfabetização, Fazenda Rived e Scrapbooks. Achei os três muito criativos e envolventes, principalmente o do Scrapbooks, pois já utilizava um programa o PRINT 6.0 para fazer trabalhos escolares e achava muito interessante.

Para crianças ouvintes o software é excelente pois os comandos encontram-se grafados e até podem ser realizados por aqueles que ainda não dominam totalmente a leitura e escrita formal da língua portuguesa pois podem ouvir os comandos. Já para os surdos isso fica um pouco complicado se não houver a tradução para a língua de sinais., através da janelinha ou do professor que domine a língua ou intérprete. Em minha opinião nesse caso como requer a avaliação sistemática do professor em cada etapa do desenvolvimento da atividade, o  melhor é o professor dominar LIBRAS, pois, se não for assim a avaliaçãoo ficará intermediada pelo intérprete, colocando ali a visão e avaliação também dele.

No OA de Alfabetização é possível perceber o nível em que se encontra a criança, sendo mais uma vez imprescindível a mediação do professor para que o aluno possa superar suas hipótese e prosseguir para outra. é interessante também a possibilidade de agrupamentos de alunos por nível de conhecimento e hipóteses, podendo unir um que esteja na silábica e outro que está na alfabética. A dificuldade maior em minha opinião é para a professora diagnosticar os níveis em crianças surdas.
No outro software o da Fazenda que aborda  conceitos matemáticos- Rived  também é imprescindivel a presença do professor que domine Libras. Se não for possível o intérprete deve estar presente para explicar o que a situação está solicitando. Dependendo do professor outras possibilidades envçlvendo outras areas de conhecimentos poderão ser trabalhadas.

Enfim, os Objetos de Aprendizagem, como o próprio nome já diz, são realmente objetos da aprendizagem, que proporcionam ao sujeito envolvido a aquisição de conhecimento, de forma lá dica, criativa e prazerosa.  Possibilita, portanto, ao professor utiliza-los como ferramentas de apoio pedagógico pedagógicas em sala de aula, sendo importantes para a aquisição de conhecimento e aprendizagem de todo e qualquer aluno, principalmente para os que apresentam necessidades educativas especiais.



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