INSTITUTO CEARENSE DE EUDCAÇÃO DE SURDOS - ICES
ALFABETIZAÇÃO e FAZENDA
Ensino fundamental I (2º ano)
8 alunos e participaram dois alunos.
Todos são surdos, pois pertencem a uma escola especial.
Um Individualmente, pois foi exigida a mediação da professora na interpretação do português para LIBRAS.
Faria uma adaptação que permitisse maior autonomia do aluno surdo para que questão da compreensão das atividades, ficando a intervenção da professora no sentido de esclarecimento de dúvidas com relação a conceitos, etc.
Interessaram-se muito! Acredito que a questão visual e o apelo para questão da brincadeira, ou seja, do ensino através do brinquedo, do jogar é sempre algo que desperta interesse.
a) Com certeza é necessário um planejamento anterior sobre os conceitos que se quer trabalhar para a escolha do Objeto de Aprendizagem adequado.
b) O erro no Objeto de Aprendizagem é percebido como uma possibilidade de exercitar múltiplas tentativas de acerto e isso dá outra concepção para o ato de errar. A expressão utilizada pela professora ‘tente outra vez’ é diferente de vc errou... Algo assim parecido com ‘vc é incapaz’.
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