sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Profª Clecia Rosas Brito Bastos - 3º Ano B - 8 alunos

A atividade com os OAs foi realizada no Instituto Filippo Smaldone escola para surdos conveniada com Estado e Prefeitura. Temos um laboratório de informática com sete ou oito computadores em uso, ora com bom funcionamento, hora funcionando precariamente. Esses O.A.s foram instalados nas máquinas da escola podendo ser utilizados por toda as turmas já que a professora do laboratório gostou muito. Utilizei-os numa turma de 4º ano com oito alunos (surdos) tendo idade variada entre 10 e 12 anos ficando cada um em uma máquina e as professoras (eu e a professora do laboratório intervindo quando necessário.






Alfabetização e Fazenda Rived foram ao O.A.s aplicados. Houve aceitação por todos, acharam divertido e vibravam na conclusão de cada etapa vencida com gritinho e levantar de braços. Apesar da idade e o fato de está no 4º ano foi bastante proveitoso; todos estavam muito concentrados, raciocinado para realização das tarefas. A maioria dos surdos tem dificuldade com o português e a linguagem desses O.A.s estavam mai ou menos ao alcance de seu entendimento (entendimento da linguagem). Quanto ao conteúdo explorado surgiram pequenas dificuldades de interpretação, que eram esclarecidas através da LIBRAS apesar dos alunos já terem visto a matéria anteriormente em outras séries, não deixou de ser igualmente importante para seu aprendizado; os surdos tem a necessidade de ficar revisando principalmente as “nomenclaturas”, pois a falta da audição não os permite fixar algumas palavras que não são habitualmente utilizadas em seu dia a dia. Demos a oportunidade de revisão de conteúdos adormecidos e treino do português escrito tudo isso promovendo diversão.




Não encontrei dificuldade alguma na aplicação dos OAs, Alfabetização e Fazenda Rived. São ferramentas pedagógicas muito lúdicas e de excelente aceitação bem legais para se trabalhar na formação de conceitos, raciocínio lógico, disciplina e na construção da escrita, assim também como alguns conceitos explorado indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário