quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estudo de Caso realizado pelas professoras Edna Feitosa e Julia Feitosa

Identificação do caso
Idade: 20 anos
Sexo: feminino

Especificações da Escolaridade:  
EJA – Educação de Jovens e Adultos (4º e 5º anos), noturno. Mora com a mãe, um irmão e um cachorro.           
 
Tipo de deficiência:  Física   

Descrição da deficiência Paralisia cerebral moderada com comprometimento motor dos órgãos inferiores e fala, mas com cognitivo, audição e visão preservados

Recursos atuais utilizados pela pessoa: Usa prótese e cadeira de roda

Identificação do Ambiente Próximo na Escola

Sala de Aula – sala regular, sem adaptações e sem uso de tecnologias assistivas.

Equipamentos: carteira escolar comum sem adaptação, computador apenas no laboratório de informática, mas sem programação apropriada e sem outros materiais pedagógicos específicos. São utilizados os mesmos recursos para todos os alunos, na respeitando a deficiência.

Ambiente Potencializador para Inclusão:

Para melhor atender a esse aluno sugerimos que na escola fosse feita uma a rampa de entrada, rampas nas entradas de todas as salas de aula e nos banheiros, adaptando-os para o deficiente, barras e corrimões onde fosse preciso, disponibilizada uma sala de recursos com programas apropriados para os deficientes nos computadores (kitsaci e dosvox). Uso do computador em casa e acompanhamento médico-psicológico porque tem sintomas depressivos e falta muito a aula devido a isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário