quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estudo de Caso realizado pelas professoras Antonia Barros e Fabiana Macau

Identificação
Idade: 12 anos
Sexo:  Feminino

Especificações da Escolaridade:  Cursa  3º ano na Escola Especial, mora com a mãe e dois irmãos.
Tipo de deficiência:  Surdez – Cegueira

Descrição da deficiência
Tem deficiência auditiva severa e deficiência visual com perda de 70% da visão, portadora de diabetes e paralisia cerebral moderada sem comprometimento motor, cognitivo preservado. Memorização e aprendizagem lenta, mas, com grandes chances de desenvolvimento.

Recursos atuais utilizados pela pessoa:
Usa aparelho auditivo e óculos.

Identificação do Ambiente Próximo na Escola
Sala de aula convencional, sem adaptações e sem uso de TAs.
Equipamentos: carteira escolar, computador, materiais
Carteira escolar comum, computadores sem adaptações de acessibilidade. Os materiais pedagógicos são comuns a todas as crianças, não há materiais pedagógicos direcionados as especificidades de cada aluno.
Ambiente Potencializador para Inclusão:
As adaptações para melhorar o ensino dessa aluna seriam, em primeiro lugar adaptaria o laboratório de informática, instalando programas apropriados para deficientes visuais, tais como: (kit saci e dosvox), trabalharia  também  com os  softwares, Logo e Hagaquê que tem uma função  pedagógica muito relevante no processo de aprendizagem das pessoas com NEE. Indicaria também o acompanhamento psicológico e fonoaudiologico.

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