quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estudo de Caso realizado pela professora Carla Lira

Identificação
Idade:  8 anos
Sexo:  feminino
Especificações da Escolaridade: Escola especial 
Escola Especial Instituto Filippo Smaldone atendimento de escolarizaçãoo de surdos - a aluna cursa a primeira série do ensino fundamental, filha de pais separados recentemente;  possui um bom relacionamento com os colegas de sala, com os professores e com os demais profissionais da escola. É uma criança atenciosa, participativa e carinhosa. Como traço marcante em sua personalidade percebemos uma busca pela independência apesar de sua dificuldade motora e surdez. 

Tipo de deficiência: Múltipla
Descriminação da deficiência - hipoacusia neurosensorial profunda bilateral, sendo mais acentuada a orelha direita; apresenta também lesão cerebral ocasionada por falta de oxigenação cerebral na hora do nascimento com prematuridade de seis meses, nascida com peso de 1,300 kg. Apresenta transtorno do tônus, da postura e do movimento. Demonstra boa concentração, tendo boa memória imediata, porém a memória a longo prazo é falha.
Recursos atuais utilizados pela pessoa - a aluna em estudo não utiliza prótese auditiva, bem como nenhum outro recurso de adaptação pessoal.
Identificação do Ambiente Próximo na Escola
 A criança não mora perto da escola. O bairro onde está situada a escola é relativamente calmo, sendo em sua maioria composto de residências. Próximo a escola existe uma mercearia.

Sala de Aula
As salas são claras, limpas, arejadas em tamanho regular para a quantidade de alunos que recebem.
Equipamentos:  carteira escolar, computador, materiais visuais, didáticos e pedagógicos.
A escola é dirigida pelas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Dispõe de sala de informática com 08 computadores, sala de leitura com orientadora, sala de dança, serviço social, psicológico, psicomotor e serviço odontológico voluntário.

Ambiente Potencializador para Inclusão:
O que você faria para adaptações para esse aluno?
A escola em questão desenvolve atividades pedagógicas com crianças surdas, atualmente recebendo crianças com múltiplas necessidades e ouvintes, priorizando o ensino bilíngue é português escrito como segunda língua e LIBRAS como primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário