quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estudo de Caso realizado pela professora Neiva Cardins

Identificação

Idade: 11 anos
Sexo: Masculino

Especificações da Escolaridade: Escola Especial - Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES – Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota – Fortaleza – Ceará)
O aluno, que chamaremos de “P.” está matriculado em uma turma do 1º Ano fora da faixa etária, pois o mesmo nunca frequentou nenhuma escola

Tipo de deficiência: O aluno é surdo profundo

Descrição

A mãe, segundo os médicos teve rubéola durante a gravidez. No CAS – Centro de Atendimento ao Surdo foi realizado uma audiometria e comprovada o grau de surdez. O aluno não apresenta nenhuma outra limitação. No entanto, pelo fato, de não ter freqüentado uma escola ele não sabe ler nem escrever, o seu vocabulário e de poucas palavras e usa gestos caseiros para se expressar.
De acordo com entrevista feita  com os pais o aluno é muito agressivo, grita bastante e faz muito barulho em casa. E, em alguns momentos ele grita muito  e  chega ate a rasgar as próprias roupas quando deseja algo que nenhum membro da família consegue compreender.
Segundo, a mãe as pessoas diziam que era de acordo com a lua que ele alterava o humor e o comportamento.
A mãe lava roupa em casa de outras famílias e o pai é pedreiro, O aluno mora com os pais, a avó materna, e 5 irmãos, ele é o 3º filho. A idade e sexo dos irmãos é, respectivamente, (♀, 15 anos); (♂ 13 anos); (♂, 7 anos); (♂ 5 anos) e (♀ 2 anos).

Recursos atuais utilizados pela pessoa:

A família foi convidada a vir conhecer a escola e os outros alunos. Somente a mãe e a irmã mais velha comparaceram. Como a mãe não pode a irmã que chamaram de “N.” foi matriculada em curso de LIBRAS no CAS no período em que o aluno permaencera na escola, ou seja, no turno da manhã. Como a mãe precisa trabalhar ficou dedicido que N acompanharia P a escola.Identificação do Ambiente Próximo na Escola (espaço ao redor do aluno)

Sala de Aula

As salas de aula do ICES são convencionais, a diferença é que são menores pois em cada turma ficam no Maximo 15 alunos. São equipadas com carteiras e lousa branca. Nas paredes das salas os professores colocam painéis de acordo com os conteúdos da série e utilizam bastante imagens, LIBRAS e o alfabeto datilológico.
A professora da turma teve uma conversa com os pais e explicou novamente o que e a língua utilizada pelos surdos e mandou para o restante da família o alfabeto datilológico para que todos começassem a aprender.

Equipamentos: carteira escolar, computador, materiais

O material que a professora utiliza é o livro da rede regular de ensino, mas vimos também um livro do Projeto Pitangua da editora Arara Azul. O diferencial deste libvro é que o mesmo e acompanho de um cd em LIBRAS no qual em um lugar pode lido. Todos os textos são feitas a LIBRAS ao final de cada frase ou click basta que para isso o usuário clique no ícone no final da frase ou titulo.
O laboratório dessa escola esta bastante precário e a professora falou que quando consegue levar a turma La (ele ocupado por outras turmas quando falta algum rpofessor na escola) é difícil pois so tem praticamente 02 (duas máquinas que funcionam)
O uso do livro pelo aluno não e totalmente possível pois o mesmo não connhe a LIBRAS, mesmo assim ele participa para ver a funcionalidade da mesma.
A parte, esta sendo realizado um trabalho com ele quanto a alfabetização em LIBRAS  e com esse mesmo aluno e utilizado um material diferenciado em momentos extra e ele esta melhorando adquirindo rapidamente os sinais. Depois de um mês de freqüência a escola ele já conseguia utilizar corretamente os sinais de banheiro, água, o próprio sinal, o sinal da Irma e dos pais, os dos colegas e o da professora.


Ambiente Potencializador para Inclusão:

O que você faria para adaptações para esse aluno? 

O convívio com outros sujeitos surdos é muito importante para que o P não se sentisse único e não se identificasse como sujeito surdo.
Eu, aconselharia aos pais fazer parte de uma associação de pais e o P em uma associação de surdos e na medida do possível a frequentasse.
P. precisa ser alfabetizado (imediatamente) na língua portuguesa e toda a família ter a compreensão do que é ser surdo e aprender a língua de sinais. Matricularia P. em oficinas do CAS – Centro de Atendimento ao Surdo no contraturno para atendiemnto especializado de acordo com o parecer  da equipe de profissionais desse centro: psicólogos, psicopedagogos, arte-terapeutas e etc.
Mostraria família e amigos filmes que retratam a surdez como o Filhos do Silencio. Adoravel Professor, Seu nome é Jonas  e etc.
Usaria com ele alguns dicionários eletrônicos e sites que são voltados para surdos. Historias em LIBRAS.

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